-
Museu Municipal de Vila Franca de Xira
-
Descobrir...
-
Património Histórico
- Chafariz do Largo Gregório Nunes
DESIGNAÇÃO: CHAFARIZ DO LARGO GREGÓRIO NUNES
LOCALIZAÇÃO:
DISTRITO: Lisboa;
CONCELHO: Vila Franca de Xira; Alverca do Ribatejo.
ACESSO: Largo Gregório Nunes.
ENQUADRAMENTO: No centro do Largo Gregório Nunes.
DESCRIÇÃO: Assente num pequeno pedestal hexagonal feito em calçada portuguesa, coluna prismática quadrangular, com relevo de folhas no cimo; duas bacias em faces opostas, retangulares; lateralmente possui quatro pequenos degraus arredondados. Foi, sem dúvida, o primeiro local de abastecimento público de água colocado em meio urbano em Alverca e era encimado pelo brasão da Junta de Alverca – talvez o primeiro brasão, anterior a 1933, tenha sido substituído pelo atual, aquando da aposição do tanque.
UTILIZAÇÃO INICIAL: Abastecimento de água à população.
UTILIZAÇÃO ATUAL: Possui duas bicas, mas apenas uma dela tem torneira.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: O chafariz encontrava-se, em 1993, em muito mau estado, cheio de verdete.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO 2025: O estado de conservação é razoável. O topo do marco fontanário onde se observam as folhas de louro esculpidas apresenta lacunas. A estrutura apresenta muitas manchas negras e colonização de microalgas e a pintura está muito desgastada.
PROPRIEDADE: Pública Estatal.
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO: A estrutura do marco fontanário remontará muito provavelmente ao período pós-implantação da República, a avaliar pela simbólica coroa de louros do seu topo, numa linguagem Arte Nova.
Por sua vez, o tanque e zona de suporte para bilhas terão sido construídos durante as décadas de 30 ou 40 do século XX, numa linguagem Art-Deco típica do Estado Novo.
TIPOLOGIA: Fontanário.
INTERVENÇÃO REALIZADA: JUNHO 2006 - O largo foi alvo de uma obra de requalificação, na qual se incluiu uma intervenção de conservação e restauro no chafariz.
AUTOR E DATA: Vanessa Amaral – 2004.
ATUALIZAÇÃO E REVISÃO: Maria João Martinho, Catarina Simão e Daniel Bernardes 2025.