-
Museu Municipal de Vila Franca de Xira
-
Descobrir...
-
Património Histórico
- Lavadouro Público de Á-dos-Potes
DESIGNAÇÃO: LAVADOURO PÚBLICO DE Á-DOS-POTES
LOCALIZAÇÃO:
DISTRITO: Lisboa;
CONCELHO: Vila Franca de Xira; Alverca do Ribatejo; Lugar de À-dos Potes.
ACESSO: Zona do Largo. Acedido através da Rua Dr. José Faria Theotónio.
ENQUADRAMENTO: Encontra-se inserido na povoação de Á-dos-Potes, estando rodeado de casas, no entanto possuí uma passagem do seu lado direito que dá acesso à rua atrás de si.
DESCRIÇÃO: Lavadouro de dimensões médias, exteriormente em bom estado de conservação, encontra-se pintado em tons de branco e cinza.
DESCRIÇÃO 2025: Lavadouro pintado nas cores branca, cinza e vermelha.
UTILIZAÇÃO INICIAL: Lavagem de roupa da população local.
UTILIZAÇÃO ATUAL: Continua ativo.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO 2025: A estrutura do lado exterior está em excelente estado de conservação, na parte interior os tanques possuem algumas fissuras e manchas negras e colonização de microalgas.
PROPRIEDADE: Pública Municipal.
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO: 1967
TIPOLOGIA: Lavadouro.
BIBLIOGRAFIA: Biblioteca Municipal VFX, Notícia de Alverca, ano VIII, n.º 44, Março 1991.
DOCUMENTAÇÃO ADMINISTRATIVA: Arquivo Histórico CMVFX, Caixa 2 do Arquivo Intermédio, Livro de Actas n.º 33, Acta de Reunião Ordinária de 18 de Agosto de 1964, Vol. 1963 – 1964, fol. 158.
A H CMVFX, Caixa 1, Relatório de Gerência 1952, p. 37.
INTERVENÇÃO REALIZADA: CMVFX/1952 – Hipotética construção de um lavadouro em Á-dos-Potes. CMVFX/1964 – Aquisição dos terrenos para a construção dos lavadouros.
CMVFX/1967 – Construção dos lavadouros públicos.
OBSERVAÇÕES: Pressupõe-se que terá sido pensada a construção de um lavadouro no ano de 1952, considerado na altura de grande utilidade para a população, mas possivelmente este projeto não terá tido seguimento imediato, tendo sido construído apenas em 1967.
“Senhor Inácio Ramalho Calça: a respeito do abastecimento de água e construção de lavadouros em Á-dos Potes, deu a seguinte proposta: Numa diligência feita, entrei em contacto com o Senhor Vicente Cuco, que se prontificou a ceder um bocado de terreno para a construção dos lavadouros e fontenário.”
“Só em meados deste século [Á-dos Potes] conheceu um ligeiro progresso (...) construídos os Lavadouros Públicos (1967) e instalada a luz eléctrica (1968).”
AUTOR E DATA: Vanessa Amaral – 2004.
ATUALIZAÇÃO E REVISÃO: Maria João Martinho, Catarina Simão e Daniel Bernardes 2025.