- Museu Municipal de Vila Franca de Xira
- Ponte Marechal Carmona
Ponte Marechal Carmona
Data de 1924 o primeiro pedido oficial da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira para a construção de uma ponte sobre o Tejo, junto a esta cidade, que fizesse a ligação entre as duas margens do rio, até então efetuada pelos “gasolinas”, barcos a motor que transportavam pessoas, carros e até gado.
Ponto de confluência de algumas estradas que estabelecem a ligação entre o Norte e o Sul, foi a razão que levou o Ministério das Obras Públicas, por intermédio da Junta Autónoma de Estradas a dar começo ao estudo.
Após alguns contratempos, a 26 de março de 1949 davam-se início aos trabalhos de construção da ponte com 1224 m de comprimento, e um tabuleiro central de 524 m dividido em cinco vãos de 104 m, tornando-se o principal ponto de passagem de e para além-Tejo.
Foi inaugurada a 30 de dezembro de 1951, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da República General Craveiro Lopes e do Presidente do Conselho António de Oliveira Salazar.
“Marechal Carmona” Bridge
The first official request from the Vila Franca de Xira Town Hall for the construction of a bridge over the Tagus River, near this town, dates back to 1924. This bridge would make the connection between the two shores of the river, which until then was made by the "gasolines", motor boats that transported people, cars and even cattle.
The confluence point of some roads that connect North and South, was the reason that led the Ministry of Public Works, through the Autonomous Roads Board, to start the study.
After some setbacks, on March 26 1949, construction work began on the bridge, with 1224 metres long, and a central deck 524 metres wide divided into five 104 metre spans, making it the main crossing point to and from the Tejo.
It was inaugurated on December 30, 1951, in a ceremony attended by the President of the Republic General Craveiro Lopes and the President of the Council António de Oliveira Salazar.