-
Museu Municipal de Vila Franca de Xira
-
Núcleos
- Núcleo Museológico do Mártir Santo
O Núcleo do Mártir Santo, integra o conjunto edificado antigo, constituído pela Igreja, dedicada ao Mártir S. Sebastião e o anexo que correspondia à antiga casa da Ermitoa, através de uma construção de raiz.
A Igreja do Mártir Santo S. Sebastião foi fundada em 1576 pelo rei D. Sebastião que, por voto à Peste Grande de 1569, foi o seu mecenas. O terramoto de 1755 destruiu bastante este templo e o atual edifício corresponde a uma reconstrução da segunda metade do Século XVIII.
Junto à capela-mor deste templo existe uma fonte encimada por uma lápide, esculpida em baixo-relevo, a qual apresenta uma esfera armilar e o escudo real português coroado, ambos símbolos reais, sendo as armas de D. Sebastião.
No adro, junto à porta de acesso ao Núcleo, encontra-se a Pedra de Armas de D. João VI, proveniente do antigo Palácio dos Sousas (Palácio da Vilafrancada). No interior deste templo, observa-se ainda, um túnel que pertencia à conduta de água, do Século XVIII.
Desde a abertura deste espaço museológico, em 2001, que as exposições ali patentes, possibilitaram ao público a fruição de uma diversidade de bens remanescentes que, de outra forma, estariam afastados dos olhares públicos e, na maior parte dos casos, em débil estado de conservação, como foi o caso de algumas das peças que fizeram parte da exposição "Arte e Devoção".
Por aqui já passaram peças singulares da coleção do Museu Municipal, como é o caso da escultura tardo-gótica da Apresentação do Calvário do antigo Palácio de Vilafrancada, e ainda uma seleção de obras de arte das paróquias de Alhandra, Alverca, Cachoeiras, Calhandriz Castanheira, Vialonga e Vila Franca de Xira.
Esta opção por estudar e valorizar uma amostra de obras de arte pertencente às paróquias do concelho é bem o reflexo da política camarária de proteção e valorização do património artístico concelhio e da abrangência territorial do próprio museu.
No laboratório de Conservação e Restauro do MMVFX, e por vezes em colaboração com empresas da área da salvaguarda do património cultural, são desenvolvidos tratamentos que garantem uma boa conservação do espólio, devolvendo a cada objeto a sua integridade estética, o seu carácter devocional e a sua dignidade artística.
Paralelamente, realizam-se estudos na área da História da Arte, contribuindo assim para o conhecimento e valorização do património histórico-artístico da região. Acresce a organização de atividades de sensibilização para a salvaguarda da herança cultural comum, pensadas para público escolar e para grupos adultos.
Pedra de Armas de D. João VI, proveniente do antigo Palácio dos Sousas (Palácio da Vilafrancada)
Conduta de água do Século XVIII
Inscrição funerária de Cupa
EXPOSIÇÃO PATENTE
Do Tejo à Montanha, da Montanha às Lezírias. A descoberta de uma paisagem milenar
Exposição de longa duração
Esta exposição contribui para que os Vila-Franquenses olhem para a paisagem que os rodeia de modo mais atento e, sobretudo, conscientes de que aquilo nela hoje lhes é permitido observar, resulta de um longo processo de transformação efetuado pelas comunidades humanas que (n)os antecederam. De território de caça de populações nómadas do longínquo paleolítico, a campo de cereais das primeiras comunidades de agricultores, a apropriação do território pelo homem leva a progressivas e duradouras alterações na paisagem, alterações essas que conduziram, inexoravelmente, a uma ligação dessas comunidades ao território, criando um sentimento de pertença.
Com esta nova exposição, o Museu Municipal pretende apresentar uma visão transversal e diacrónica da ocupação humana no nosso território, desde a pré-história até ao grande terramoto de 1755.
FOTOGALERIA
CONTACTOS
-
Morada
Rua Dr. Miguel Bombarda, nº249
2600-197 Vila Franca de Xira
GPS: 38º 57' 25.25" N, 08º 59' 20.04" W -
Contactos
Telefone: 263 285 600
E-Mail: museumunicipal@cm-vfxira.pt -
Horário
4.ª feira a domingo, 09h30-12h30 e 14h00-17h30;
Encerra às segundas e terças-feiras, aos feriados e de 16 a 31 de agosto
ENTRADA GRATUITA