- Museu Municipal de Vila Franca de Xira
- Prémios Europa Nostra 2014
Prémios Europa Nostra 2014
Decorreu no passado dia 5 de maio, em Viena de Áustria, a cerimónia de entrega dos prémios da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europanostra 2014. Portugal foi galardoado com dois prémios, um para o programa de rádio “Encontros com o Património”, projeto em parceria entre a Direção-Geral do Património Cultural e a TSF, na categoria 4 (Educação, Formação e Sensibilização) outro para a “Rota Histórica das Linhas de Torres Vedras”, projeto desenvolvido pela PILT (Plataforma Intermunicipal para as Linhas de Torres, que congrega os municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira), na categoria 1 (Conservação). Os 27 projetos premiados, entre 4 categorias distintas, foram selecionados entre 169 candidaturas aceites, provenientes de 31 países.
O que o Júri disse:
Programa de rádio Encontros com o Património
“O júri entendeu este projeto como exemplar na difusão do património. Representa igualmente uma parceria bem sucedida entre uma entidade pública (DGPC), uma rádio privada comercial (TSF) e muitos colaboradores intervenientes. O júri apreciou a forma como o programa relaciona perspetivas realistas e diversificadas sobre o património cultural português, e ao mesmo tempo a sensibilização junto de um público vasto acerca de questões complexas em matéria de conservação, constituindo um instrumento pedagógico importante na sociedade contemporânea.”
Rota Histórica das Linhas de Torres Vedras
“O júri teve em consideração vários fatores do projeto: em primeiro lugar, a importância de preservar esta estrutura militar, pelo papel que teve na história portuguesa e europeia; de seguida, as numerosas vantagens intermunicipais, para as diferentes autoridades envolvidas ao longo da rota; por último, a possibilidade que o novo percurso definido oferece para encorajar um novo público a descobrir a região. A opção de um projeto de arquitetura contemporânea para o centro de acolhimento foi igualmente muito apreciada pelo júri, pela relação que estabelece entre o passado e o momento presente.”
Links