-
Museu Municipal de Vila Franca de Xira
-
Descobrir...
-
Património Histórico
- Monte dos Castelinhos

Castanheira do Ribatejo
Este local encontra-se numa área de portela de ligação natural entre as margens do Tejo e o interior da Península de Lisboa, através do vale do Rio Grande da Pipa. As características da sua implantação, com ampla visibilidade e defensibilidade, levam a que a sua localização assuma uma posição geoestratégica de controlo de uma zona de fronteira natural.
Através de escavações arqueológicas, foram colocadas a descoberto áreas que revelaram um notável conjunto urbano de época romana republicana em excelente estado de preservação (construção de meados do século I a.C). A análise da sua planta permite identificar distintos edifícios e áreas de circulação, obedecendo a um plano predefinido de cariz ortogonal, que denota um elevado padrão de romanização.
Pouco tempo após ter sido edificado, o povoado é abandonado de forma brusca e repentina. As paredes são derrubadas, os telhados colapsam, e nesses níveis de destruição recolheram-se diversos elementos de armamento militar itálico compatíveis com um cenário bélico. O Estudo dos materiais importados, leva-nos a sublinhar a homogeneidade do espólio exumado e das suas associações formais, enquadradas na segunda metade do século I a. C (50 a 30 a.C).
Um dos elementos mais surpreendentes das escavações em Monte dos Castelinhos foi a presença de diversos elementos de cariz militar atestando a presença do exército romano.
Coordenadas Geográficas:
39°00'46.3"N 8°58'31.3"W
39.012861, -8.975361