- Museu Municipal de Vila Franca de Xira
- Descobrir...
- Património Histórico
- Forte da Portela Pequena (Obra Militar n.º 42)
Em formato undecágono, constituído por terra e capeado a pedra, integrava a 2ª Linha Defensiva das Linhas de Torres Vedras.
O principal objetivo era bater o acesso à Serra da Aguieira e Portela Pequena, bem como alguns pontos da Estrada de Alverca. Composto por fosso, escarpa, contraescarpa, paiol e canhoneiras, contava com 350 homens de infantaria e 6 peças de artilharia de calibre 12. As estruturas estão relativamente bem conservadas, com o fosso bastante visível, embora com alguma vegetação e blocos de pedra soltos.
Foi construído no topo da serra da Aguieira, uma elevação que domina o desfiladeiro de Bucelas, de onde se tem uma vista soberba sobre o rio Tejo e suas lezírias. Localizado um pouco mais a Sul do Reduto da Portela Grande, também tinha como objectivo bater pelo fogo as frentes Este e Oeste dos terrenos da serra, mas sobretudo impedir a progressão inimiga pelas estradas de Alverca e de São Tiago dos Velhos e que passavam pelo Casal da Portela. Esta fortificação vigiava ainda de forma imponente o desfiladeiro de Bucelas, e a estrada que por aí se dirigia para Alverca, podendo conjugar a sua defesa com o Forte do Arpim (n.º 125), construído posteriormente. Tem uma particularidade única nas Linhas de Torres: o paiol é coberto por uma abóbada em pedra, ainda hoje bem conservada, os restantes tinham regra geral cobertura de madeira.
Localização: Casal da Aguieira, Vialonga
GPS: 38° 53' 52.799" N, 9° 4' 17.320" W