- Museu Municipal de Vila Franca de Xira
- Núcleos
- Núcleo Museológico do Mártir Santo
O Núcleo do Mártir Santo, integra o conjunto edificado antigo, constituído pela Igreja, dedicada ao Mártir S. Sebastião e o anexo que correspondia à antiga casa da Ermitoa, através de uma construção de raiz.
A Igreja do Mártir Santo S. Sebastião foi fundada em 1576 pelo rei D. Sebastião que, por voto à Peste Grande de 1569, foi o seu mecenas. O terramoto de 1755 destruiu bastante este templo e o atual edifício corresponde a uma reconstrução da segunda metade do Século XVIII.
Junto à capela-mor deste templo existe uma fonte encimada por uma lápide, esculpida em baixo-relevo, a qual apresenta uma esfera armilar e o escudo real português coroado, ambos símbolos reais, sendo as armas de D. Sebastião.
No adro, junto à porta de acesso ao Núcleo, encontra-se a Pedra de Armas de D. João VI, proveniente do antigo Palácio dos Sousas (Palácio da Vilafrancada). No interior deste templo, observa-se ainda, um túnel que pertencia à conduta de água, do Século XVIII.
Desde a abertura deste espaço museológico, em 2001, que as exposições ali patentes, possibilitaram ao público a fruição de uma diversidade de bens remanescentes que, de outra forma, estariam afastados dos olhares públicos e, na maior parte dos casos, em débil estado de conservação, como foi o caso de algumas das peças que fizeram parte da exposição "Arte e Devoção".
Por aqui já passaram peças singulares da coleção do Museu Municipal, como é o caso da escultura tardo-gótica da Apresentação do Calvário do antigo Palácio de Vilafrancada, e ainda uma seleção de obras de arte das paróquias de Alhandra, Alverca, Cachoeiras, Calhandriz Castanheira, Vialonga e Vila Franca de Xira.
Esta opção por estudar e valorizar uma amostra de obras de arte pertencente às paróquias do concelho é bem o reflexo da política camarária de proteção e valorização do património artístico concelhio e da abrangência territorial do próprio museu.
No laboratório de Conservação e Restauro do MMVFX, e por vezes em colaboração com empresas da área da salvaguarda do património cultural, são desenvolvidos tratamentos que garantem uma boa conservação do espólio, devolvendo a cada objeto a sua integridade estética, o seu carácter devocional e a sua dignidade artística.
Paralelamente, realizam-se estudos na área da História da Arte, contribuindo assim para o conhecimento e valorização do património histórico-artístico da região. Acresce a organização de atividades de sensibilização para a salvaguarda da herança cultural comum, pensadas para público escolar e para grupos adultos.
-
Pedra de Armas de D. João VI, proveniente do antigo Palácio dos Sousas (Palácio da Vilafrancada)
Conduta de água do Século XVIII
Inscrição funerária de Cupa
EXPOSIÇÃO PATENTE
Do Tejo à Montanha, da Montanha às Lezírias. A descoberta de uma paisagem milenar
Exposição de longa duração
Esta exposição contribui para que os Vila-Franquenses olhem para a paisagem que os rodeia de modo mais atento e, sobretudo, conscientes de que aquilo nela hoje lhes é permitido observar, resulta de um longo processo de transformação efetuado pelas comunidades humanas que (n)os antecederam. De território de caça de populações nómadas do longínquo paleolítico, a campo de cereais das primeiras comunidades de agricultores, a apropriação do território pelo homem leva a progressivas e duradouras alterações na paisagem, alterações essas que conduziram, inexoravelmente, a uma ligação dessas comunidades ao território, criando um sentimento de pertença.
Com esta nova exposição, o Museu Municipal pretende apresentar uma visão transversal e diacrónica da ocupação humana no nosso território, desde a pré-história até ao grande terramoto de 1755.
FOTOGALERIA
CONTACTOS
-
Morada
Rua Dr. Miguel Bombarda, nº249
2600-197 Vila Franca de Xira
GPS: 38º 57' 25.25" N, 08º 59' 20.04" W -
Contactos
Telefone: 263 285 600
E-Mail: museumunicipal@cm-vfxira.pt -
Horário
4.ª feira a domingo, 09h30-12h30 e 14h00-17h30;
Encerra às segundas e terças-feiras, aos feriados e de 16 a 31 de agosto
ENTRADA GRATUITA