- Museu Municipal de Vila Franca de Xira
- Núcleos
- Núcleo Museológico "A Póvoa e o Rio"
Núcleo Museológico "A Póvoa e o Rio"
- O Núcleo Museológico A Póvoa e o Rio foi inaugurado no dia 20 de Julho de 2013, integrando o plano de requalificação da frente ribeirinha da zona sul do concelho de Vila Franca de Xira, e que visou neste caso concreto a recuperação social e ambiental de uma área que se encontrava à época em estado de desgaste.
A localização do núcleo é agora favorecida nesta nova configuração pela envolvência de uma ampla faixa verde, de recreio e lazer, na linha de circulação do passeio pedonal com o rio em alinhamento, atraindo diariamente um número bastante apreciável de povoenses, vilafranquenses e visitantes exteriores ao concelho.
Criado como espaço de memória e reforço de identidades que por várias gerações se foram estabelecendo entre os habitantes locais com o rio Tejo, podemos hoje, passados alguns anos da sua conceção, entendê-lo um pouco além desses pressupostos iniciais, generalizando o seu campo de ação enquanto local de representação da história, cultura e património da Póvoa de Santa Iria no seu todo.
A Póvoa e o Rio tem ainda por objetivos desempenhar um papel ativo na vida social e cultural da freguesia, ampliando a sua dinâmica a uma franja de público tão abrangente quanto possível, e servir de instrumento auxiliar no projeto educacional concelhio ao estabelecer pontes de união entre o passado e o presente, mas também com o futuro que nos aguarda já no virar de página
- Transcrição do vídeo:
O Núcleo Museológico A Póvoa e o Rio foi inaugurado a 20 de julho de 2013, no Parque Urbano da Póvoa de Santa Iria, na frente ribeirinha sul do concelho.
Foi aqui, que a comunidade avieira se fixou, junto do rio que governa as suas vidas e de onde tiram o seu sustento.
Localizado no seio da comunidade, num ponto de encontro do homem com o rio, a Póvoa e o Rio é um espaço de memória e identidade, onde se evoca a História, a Cultura e o Património da Póvoa de Santa Iria.
Exposição "A Póvoa da Dom Martinho"
Patente de 18/05/21 a 31/07/23
A exposição “A Póvoa da D. Martinho”, mostra que surge na sequência da extinção da Associação D. Martinho, associação cultural povoense que, durante mais de duas décadas, teve por objetivo aprofundar e divulgar o conhecimento dos valores identitários daquela cidade, da qual resultou a cedência de acervo patrimonial à Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
A exposição que agora se apresenta, nada mais é que a continuidade do trabalho desta Associação, no que à preservação e divulgação da história local da cidade da Póvoa de Santa Iria diz respeito, divulgando junto do grande público, e sobretudo das gerações mais jovens, o legado desta associação. Para além de uma breve exibição de alguns testemunhos da história da própria associação, fazem parte da mostra um conjunto de pequenos núcleos temáticos, com conteúdos retirados da sua coleção, que ilustram pedaços significativos da matriz identitária povoense.
A denominação da Associação D. Martinho provém do nome pela qual a localidade passou a ser conhecida “Póvoa de Dom Martinho” quando, em meados do século XV, Dom Martinho Vaz de Castelo Branco se tornou o 7.º Senhor do Morgado da Póvoa, morgadio que oficialmente se estendeu por 515 anos (1348-1863).
CONTACTOS
-
Morada
Parque Urbano da Póvoa de Santa Iria
2625 Póvoa de Santa Iria
GPS: 38º50'43,636'' N 9º5'59,523''W -
Contactos
Telefone: 263 280 350
Telemóvel: 962 431 935
E-Mail: museumunicipal@cm-vfxira.pt -
Horário
4.ª feira a domingo, 09h30-12h30 e 14h00-17h30.
Encerra às segundas e terças-feiras, aos feriados e de 16 a 31 de agosto.
ENTRADA GRATUITA