-
Museu Municipal de Vila Franca de Xira
- Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 abril)









Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 abril)
O Município de Vila Franca de Xira, através do seu Museu Municipal e do Museu do Neo-Realismo vai associar-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 abril), que este ano tem como tema “Património e Clima”.
PROGRAMA:
Publicação da Visita virtual com imagens 360, registos fotográficos, vídeo e áudio, recolhidos da exposição comemorativa sobre os 70 Anos da Ponte Marechal Carmona patente no piso 1 do Museu Municipal de Vila Franca de Xira.
A exposição, fruto de uma persistente investigação, revela o processo decorrido desde a década de 20 do século passado quando surge o sonho de construir a ponte sobre o Tejo junto a Vila Franca de Xira, até à sua inauguração a 30 de dezembro de 1951, bem como o impacto que a mesma teria na região.
Duração: Sem limite temporalLocal: Site do Museu Municipal de Vila Franca de Xira
10h00 – Lezíria (com)vida
É um projeto que pretende conjugar saberes e memórias documentadas, sobre acontecimentos e vivências num lugar de excelência do município de Vila Franca de Xira.
O Museu do Neo-Realismo e o Museu Municipal juntam sinergias para mostrar a importância destes campos na vida das gentes que os trabalham e que deles dependiam para a sua sobrevivência.
Partindo da obra neorrealista de Alves Redol, Gaibéus, promove-se uma visita guiada in situ, com leitura de trechos da obra literária, enquadramento histórico das Lezírias no Cais do Cabo, e visita à Ermida de Nossa Senhora Imaculada Conceição de Alcamé.
A atividade só se realizará mediante condições atmosféricas favoráveis.Nº Mínimo de inscrições: 6 / Nº Máximo de inscrições: 20
Público Alvo: Público em Geral
Ponto de Encontro: Cais do Cabo, Lezírias.
14h00 – Roteiro da Arquitetura Civil – Fontes de Vila Franca de Xira
As fontes são construções ornamentais ou não, providas de uma ou mais bicas, de onde jorra água potável.
As fontes geralmente, situam-se em locais abertos à visitação pública, como praças e jardins. Em Vila Franca de Xira foram ao longo dos séculos construídas várias fontes, estas construções desde sempre se estabeleceram como sítios de higiene e saúde, mas também de convívio e harmonização ambiental.
Neste percurso pretende-se dar a conhecer a história destas fontes edificadas entre o século XVI e os anos 30 do século XX: Chafariz do Alegrete, Tanque das Lavadeiras, Fonte de Santa Sofia, Fonte do Adro e Fonte do Mártir Santo.
A atividade só se realizará mediante condições atmosféricas favoráveis.Nº Mínimo de inscrições: 6 / Nº Máximo de inscrições: 15
Público Alvo: Público em Geral
Ponto de Encontro: Chafariz do Alegrete
15h30 – Do Tejo à Montanha, da Montanha às Lezírias. A descoberta de uma paisagem milenar.
Visita guiada à exposição "Do Tejo à Montanha, da Montanha às Lezírias. A descoberta de uma paisagem milenar", conduzida pelos arqueólogos do Município. Exposição que apresenta uma visão transversal e diacrónica da ocupação humana no território do atual Concelho de Vila Franca de Xira, desde a pré-história até ao grande terramoto de 1755.
Nº Mínimo de inscrições: 6 / Nº Máximo de inscrições: 15Público Alvo: Público em Geral
Ponto de Encontro: Núcleo Museológico do Mártir Santo
Inscrições
Museu Municipal de Vila Franca de Xira
Rua Serpa Pinto nº65
2600-263 Vila Franca de Xira
Tel. 263280350
Email: serviçoeducativo.cultura@cm-vfxira.pt