-
Museu Municipal de Vila Franca de Xira
- 20 de outubro é o dia Nacional das Linhas de Torres

20 de outubro é o dia Nacional das Linhas de Torres
Data assinalada com extenso programa de atividades
Comemora-se a 20 de outubro o Dia Nacional das Linhas de Torres, efeméride assinalada nos Municípios que integram a Rota Histórica das Linhas de Torres, onde se inclui o de Vila Franca de Xira, através de um conjunto de atividades temáticas que têm lugar entre os dias 14 e 23 de outubro.
Integram este programa comemorativo a iniciativa “À mesa dos Generais”, no contexto do qual os restaurantes aderentes disponibilizam refeições de inspiração da época; o filme-concerto “Linhas”, um projeto itinerante de Patrícia Carreira e Luís Soldado que revisita algumas imagens históricas das regiões; a ação “Dias de Guerra”; um passeio pelo Circuito do Forte da Casa, e, por último, o conto de fantoches “Ir para o Maneta”.
Para ficar a conhecer melhor a história deste importante sistema militar defensivo, edificado aquando da terceira invasão francesa com o objetivo de impedir o avanço das tropas napoleónicas, assista vídeo preparado pela equipa do Setor de Património do Museu Municipal.
-
15 a 23 OUTUBRO
À Mesa dos Generais
Mostra gastronómicaMenus de inspiração de época, nos restaurantes aderentes do Concelho.
A Mina [15 a 23 OUT]
Preço à lista
Menu: Costeleta de Toiro Bravo e Torricado de Bacalhau
Alameda Capitães Abril 13, 2600-126 Vila Franca de Xira,
Telefone: 263271990Cabeça de Toiro [20 e 22 OUT]
Menu: dia 20 - Língua Estufada À Francesa e
Preço à lista
dia 22 - Bife de Toiro Bravo
Sobremesa: Leite Creme Queimado
Rua Heróis da Guerra Peninsular, n.º 17, 2600-152 Vila Franca de Xira,
Telefone: 263108067Voltar ao Cais [20 OUT]
Preço à lista
Menu: Canja de Bacalhau e Wellington de Rabo de Boi
Avenida Major José Joaquim de Paiva, n.º 55, 2600-450 Alhandra,
Telefone: 21951237315 OUTUBRO [21h30]
Concerto Linhas
Linhas, um projeto itinerante da AREPO – Companhia de Óperas e Artes Contemporâneas, convida as comunidades locais a revisitar, através de música e imagens, as Linhas de Torres e os seus municípios. O projeto é constituído por “Linhas” – um filme-concerto que revisita algumas imagens históricas das regiões, realizado por Patrícia Carreira e acompanhado de uma composição musical de Luís Soldado –, a apresentação de um novo arranjo, por Luís Raimundo, de “A Vitória de Wellington”, de Beethoven, uma exposição de fotografias e um debate, no final, entre criadores, executantes e o público. Público em geral. Entrada Livre
Ateneu Artístico Vilafranquense -
22 OUTUBRO [10h00 às 22h00]
Dias de Guerra
Centro de Interpretação das Linhas de Torres (CILT), Forte da CasaA luta de um Povo para defender a sua terra. Iniciativa da União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, consiste numa animação histórica das Invasões Francesas. Conta ainda com a participação dos Escuteiros do Forte da Casa.
Público em geral. Entrada Livre23 OUTUBRO [10h00 às 12h30]
Passeio pelo Circuito do Forte da Casa
Centro de Interpretação das Linhas de Torres (CILT) no Forte da CasaPasseio pelo Circuito do Forte da Casa
Público em geral / famílias
Visita aos Fortes 35, 39, 126 e 38, incluindo visita ao Centro de Interpretação das Linhas de Torres (CILT) no Forte da Casa, com prova de vinhos “Encostas de Xira” no final do passeio.
Participação gratuita mediante inscrição prévia:
patrimonio.cultural@cm-vfxira.pt23 OUTUBRO [15h00 às 15h45]
Ir para o Maneta
Centro de Interpretação das Linhas de Torres (CILT) no Forte da CasaConto com fantoches, integrado no projeto Papão de Contos, que faz uma abordagem educativa e divertida às Invasões Francesas e às Linhas de Torres.
Crianças 6 aos 10 anos/ famíliasParticipação gratuita mediante inscrição prévia:
patrimonio.cultural@cm-vfxira.pt
O Dia Nacional das Linhas de Torres foi criado em 2014 e é uma justa homenagem à memória e resistência do povo português aliada à estratégia e engenharia militar, durante a 3.ª Invasão Francesa. A escolha do dia 20 de outubro tem um carácter simbólico, por ter sido nesse dia, em 1809, que Lord Wellington redigiu o memorando no qual expôs a sua estratégia de defesa da cidade Lisboa, ordenando a construção das Linhas de Torres Vedras.
O Dia Nacional será comemorado nos vários municípios que integram a Rota Histórica das Linhas de Torres e o seu programa destina-se ao público em geral e a famílias que procuram aliar a cultura e a história de Portugal a experiências de descontração e lazer, gastronómicas e vitivinícolas.