- Museu Municipal de Vila Franca de Xira
- Exposições
- Exposições anteriores
- A (re)Afirmação de um Elemento Identitário - 70 ANOS DA PONTE MARECHAL CARMONA
Museu Municipal de Vila Franca de Xira
30 dez'21 a 23 out'22
A exposição comemorativa dos 70 Anos da Ponte Marechal Carmona, fruto de uma persistente investigação e inserida na programação do Museu Municipal de Vila Franca de Xira, pretende destacar aquela que foi, à época, a maior e mais dispendiosa empreitada adjudicada pelo Estado Português e uma das mais importantes estruturas construídas no Portugal dos anos 50 do século XX.
Elo de ligação entre o Norte e o Sul, torna-se clara a importância que a ponte assumiu no desenvolvimento local e nacional, levando ao incremento das atividades económicas assegurando de forma mais eficaz o transporte de mercadorias, até então efetuada essencialmente por via fluvial e férrea e à subsequente fixação das populações e crescimento urbanístico.
Denominada oficialmente Ponte Marechal Carmona, com o tempo as gentes da terra chamaram-lhe simplesmente Ponte de Vila Franca, tornando-a num símbolo valorativo e estético indissociável da mesma.
A 18 de outubro de 1948 é apresentado o projeto definitivo da Ponte, tendo no primeiro semestre de 1949 sido montados os estaleiros de apoio à obra, compostos por diversas instalações das quais se destacam uma doca flutuante.
A Ponte Marechal Carmona, inaugurou no dia 30 de dezembro de 1951. O ato inaugural foi dirigido pelo então Presidente da República, Francisco Craveiro Lopes, encontrando-se ainda presentes o Presidente do Conselho, António Oliveira Salazar, o Ministro das Obras Públicas, José Frederico Ulrich, o Cardeal Patriarca de Lisboa, Manuel Gonçalves Cerejeira, entre outras altas entidades oficiais.
A exposição pode ser visitada mediante o cumprimento das regras de controlo da pandemia por COVID-19 em vigor.