- Museu Municipal de Vila Franca de Xira
- “Alverca em Festa”
3.ª feira a domingo, 10h00-13h00 e 14h00-18h00
Como em qualquer localidade do país, as festas tradicionais são parte das vivências da população de Alverca do Ribatejo, constituindo elementos do importante património imaterial do concelho de Vila Franca de Xira.
Embora conscientes de que não é fácil representar numa exposição estática expressões relacionadas com o património cultural imaterial, sobretudo tendo em conta que as celebrações festivas, embora assentes em tradições ancestrais, são dinâmicas e interativas, que apesar de repetirem alguns aspetos, a cada ano apresentam diferenças, sobretudo naquelas expressões performativas como o Enterro do Chouriço, que apenas a observação direta pode detetar e comparar, algo que uma exposição museológica, só por si, dificilmente pode replicar, considerámos que era tempo de abordar este tema, utilizando diversas estratégias que permitem musealizar a imaterialidade.
-
Arraial da festa de São Pedro de Alverca, no Adro da Igreja. C. 1900. Original no espólio do MM-NA. Doação de Joaquim Nogueira Pinto.
-
Marchas de São Pedro de Alverca. 1965. Original do espólio do MM-NA. Doação de Maria do Carmo Carola.
-
A banda das Marchas de São Pedro de Alverca. 1968. Rui Fonseca no acordeão e Antonio Monim Lopes no saxofone. Original do espólio do MM-NA. Doação de Maria do Carmo Carola.
Nesta exposição, onde fazemos uso de fotografias, documentos, objetos tridimensionais e vídeo, pretendemos dar a conhecer as festas religiosas e populares que tradicionalmente se realizavam/realizam em Alverca do Ribatejo, todas elas reunindo aspetos fundamentais que caracterizam as festividades tradicionais, sobretudo no que respeita à capacidade agregadora da população e de renovação do sentimento de identidade.
É nosso intuito avivar memórias e promover a partilha das mesmas entre os nossos visitantes. Através destas memórias, nas quais inevitavelmente se compara o passado com o presente, procuramos ilustrar as festas religiosas e populares de Alverca do Ribatejo e destacar a importância de dar a conhecer e salvaguardar a história e o património imaterial destas festividades.
Tal como vem sendo habitual, esta exposição é possível apenas com a colaboração dos técnicos de diversos serviços da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira com o apoio de alguns residentes antigos e com a colaboração do Museu Etnográfico da Casa do Povo de Arcena.
-
Janela da quinta do Galvão, encimada por brasão real, com lápide epigráfica em baixo. C. 1950. Original no espólio do MM-NA. Doação das OGMA.
-
Procissão de São Pedro. Saída do Adro da Igreja para a Rua do Castelo. 1954. Original de Arnaldo Barros.
-
Marchas de São Pedro de Alverca. 1965. Manuel Evaristo Carola, o criador das Marchas, ladeado pelos filhos Maria do Carmo e Vítor. Original do espólio do MM-NA. Doação de Maria do Carmo Carola.
ENTRADA LIVRE
CONTACTOS
Museu Municipal - Núcleo de Alverca
Praça João Mantas, n.º 4 | 2615-101 Alverca do Ribatejo
GPS: 38º 53’ 57.69" N, 09º 02’ 18.14" W
Telefone: 219 570 305
Website: www.museumunicipalvfxira.pt
E-mail: museumunicipal.nucleoalverca@cm-vfxira.pt
Horário: 3.ª feira a domingo, 10h00-13h00 e 14h00-18h00