Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo Museu Municipal Vila Franca de Xira

Núcleo de Alverca do Ribatejo

  • Núcleo Museológico de Alverca do Ribatejo
  • Núcleo Museológico de Alverca do Ribatejo

O Núcleo de Alverca do Museu Municipal de Vila Franca de Xira (MMNA) foi inaugurado a 17 de maio de 1990, tendo sido posteriormente remodelado e ampliado em 2007. Localiza-se na antiga Casa da Câmara de Alverca, edifício setecentista que foi objeto de recuperação. A ampliação do museu foi efetuada para a zona do edifício adossado, adquirido pela autarquia para a ampliação do museu. Tratava-se de uma casa setecentista, onde funcionou um lagar de varas e adega. No século XX funcionava ali uma antiga oficina de Ferrador. Esta habitação foi remodelada para dar lugar ao novo edifício, onde foi preservado o agulheiro de lagar como memória da sua funcionalidade.

Em frente a este conjunto edificado - casa da Câmara e casa do ferrador - ergue-se um pelourinho de estilo manuelino, datado de 1530 classificado como imóvel de interesse público (IIP) desde 1933, pelo Decreto-lei n.º 23 122/33 de 11 de Outubro de 1933.

Na sua remodelação contemplaram-se espaços funcionais para exposições de longa duração e temporárias, receção, loja, centro de documentação, reserva e sala de tratamento, pequeno auditório e oficina educativa.

Nos programas museológicos e de preservação patrimonial foram englobados o arranjo exterior e requalificação da zona envolvente ao pelourinho.

As coleções deste núcleo museológico distribuem-se pelas seguintes áreas temáticas: arqueologia, etnografia e fotografia. As duas últimas foram fruto de uma recolha encetada junto da população local que contribuiu deste modo para a preservação da memória local.

  • Exposições Patentes

    Exposicão - “Alverca: do Neolítico à Idade Moderna”
    “Alverca: do Neolítico à Idade Moderna”
    Exposição de longa duração

    Aquando das obras de remodelação do MMNA foram realizadas escavações arqueológicas, que revelam uma ocupação humana permanente, desde o Neolítico à Idade Moderna. Os objetos expostos ajudam a contar essa história.
     
     

     

    Exposição - “Homens de Alverca do Ribatejo na Grande Guerra (1914-1918)”
    “Homens de Alverca do Ribatejo na Grande Guerra (1914-1918)”
    Exposição temporária. Patente até 31 de dezembro de 2019

    Mostra documental onde se apresentam os homens naturais de Alverca do Ribatejo que a investigação comprovou terem sido protagonistas, neste momento relevante da nossa História.

     

    Exposição - “Alverca e a Aviação: 1918-2018”
    Alverca e a Aviação: 1918-2018
    Exposição temporária. Patente até 31 de agosto de 2020

    Nesta exposição, lançada no âmbito das comemorações do centenário da instalação do Parque de Materiais Aeronáutico, pretende revelar-se a ligação de Alverca à história da aviação e o quanto esta foi fundamental para o crescimento da povoação e do Concelho de Vila Franca de Xira.

  • Serviço Educativo

    O serviço educativo do MMNA desenvolve atividades desde a abertura do espaço em 1990, integrando-se no Programa Educativo “O Museu Oferece” do Museu Municipal de Vila Franca de Xira, possuindo larga experiência na transmissão de saberes e disponibilizando uma série de ações educativas que ajudam a esse objetivo. Consultar programa.

    • SERVIÇO EDUCATIVO
    • SERVIÇO EDUCATIVO
  • Programa Sénior

    Uma das funções do museu é a de estreitar laços com a comunidade, desenvolvendo ações específicas para diversos tipos de público, procurando sempre valorizar a tradição, recuperar memórias e, sempre que possível, envolver as pessoas nos projetos que vamos levando a cabo.

    No MMNA, desde 2008 temos desenvolvido, com regularidade cada vez maior, ações destinadas ao público sénior institucionalizado, nomeadamente o programa educativo que intitulámos de Artes no Museu com o objetivo de incentivar a criatividade, ao mesmo tempo que formamos para a necessidade de proteger o património natural, utilizando materiais reutilizáveis na criação de objetos utilitários. Serve ainda o propósito de estreitar laços com a população idosa no sentido de procurar recolher memórias das vivências de Alverca, as quais constituem uma importante base para a investigação da história recente.

    • Programa Sénior
    • Programa Sénior
  • Visitas Guiadas

    Os técnicos do MMNA estão habilitados a realizar visitas a espaços de relevância histórica e patrimonial na União de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, destinadas ao público em geral, mediante marcação prévia e para grupo com o mínimo de cinco participantes. Roteiros disponíveis:

    • Museu Municipal – Núcleo de Alverca
      Visita guiada às exposições patentes, onde também se dá a conhecer as funcionalidades da antiga Casa da Câmara.
    • Núcleo Histórico de Alverca
      Visita que permite conhecer a história e o património da antiga Vila de Alverca.
    • Castelo e a Fonte do Choupal
      Nesta visita vai dar-se a conhecer a história e as lendas associadas ao castelo de Alverca e à fonte do Choupal.
    • Conhecer os afloramentos fósseis da Adanaia e o Forte dos Sinais
      Pretende dar-se a conhecer os afloramentos fósseis datados do jurássico superior, os quais nos permitem conhecer o ambiente marinho que então se vivia, para além de se associar a visita ao Forte dos Sinais, um dos elementos defensivos das Linhas Defensivas de Torres Vedras.
    • Fonte de São Romão e o Centro Cultural do Bom Sucesso
      Visita guiada que permite conhecer a fonte e a mina de São Romão, único vestígio do convento homónimo extinto em 1834, bem como o espaço cultural que lhe fica vizinho.
    • Palácio do Sobralinho
      Visita guiada que visa dar a conhecer a história e património do Palácio, bem como das famílias que o habitaram, desde os Condes de Vila Flor à aquisição por parte da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
    • Conhecer as hortas e pomares da Quinta Municipal do Sobralinho
      Nesta visita pretende-se dar a conhecer o espaço das hortas e pomares da Quinta Municipal do Sobralinho, com relevância para a história e elementos patrimoniais que ali se podem encontrar.
    • Conhecer a água na quinta do Sobralinho
      Exemplo de uma quinta senhorial do concelho de Vila Franca de Xira, a Quinta Municipal do Sobralinho apresenta diversos elementos relacionados com a água, como o ribeiro, tanques de rega e de recreio, moinhos de elevação, para além de diversas representações noa painéis de azulejos figurativos. Nesta visita guiada vão procurar-se as manifestações da água que ali se podem encontrar, num trajeto pela história, iconografia e pelo espaço desta quinta municipal.
  • Programas Culturais

    Para além das ações de serviço educativo o MMNA desenvolve, desde o momento de reabertura em novembro de 2007, um conjunto de programas culturais destinados ao público em geral.

    Tardes de Conversa

    Ciclos de Conferências

    • Tardes de Conversa
      Sessões sobre história e património concelhio, desenvolvidas por técnicos do município com formação multidisciplinar. Quartas-Feiras, às 15 horas. Programa Geral.

    • Conversas sobre Património e História
      Ciclo de conferências relacionado com temas gerais da História e Património. Decorre aos sábados, às 16 horas.

    • Aldeias Históricas de Portugal
      Programa: Aldeias Históricas de Portugal - Apresentado pelo Professor João Carlos Franco.

       

    Encontro de Poetas Populares

    No âmbito das comemorações do dia Internacional dos Museus (18 maio) o encontro de poetas populares tem permitido um incentivo à criação de trabalhos relacionados com a memória e conta a participação dos poetas do concelho, para além de elementos de Arruda dos Vinhos, Loures e Samora Correia.

    Em 2018 vai decorrer no dia 19 de maio, com trabalhos alusivos ao tema “Queijo de Alverca”, um produto reconhecido nacionalmente que deixou de produzir-se há cerca de cinquenta anos.

    Música no Museu

    Programa de divulgação da Música Popular Portuguesa, importante elemento do nosso património imaterial, com a participação de músicos e agrupamentos musicais do Concelho de Vila Franca de Xira. Decorre nos meses de julho e agosto, aos domingos às 17 horas. Programa a disponibilizar oportunamente.

    Noites no Largo do Pelourinho

    Programa de cultura musical em parceria com o Cegada grupo de teatro, que apresenta diversos estilos como fado, música africana, jazz, entre outros. Este programa permite que um maior número de pessoas conheçam o MMNA, para além de promover animação cultural na praça João Mantas. Decorre nos meses de julho e agosto, às sextas-feiras a partir das 21 horas. Programa a disponibilizar oportunamente.

     

    • Música no Museu
      Música no Museu
    • Noites no Largo do Pelourinho
      Noites no Largo do Pelourinho
  • Morada
    Praça João Mantas, nº 4
    2615-101 Alverca do Ribatejo
    GPS: 38º 53’ 54,63” N | 9º 2’ 21,21” W
  • Horário
    3.ª feira a domingo, 10h00-13h00 e 14h00-18h00 (nas 6.ªs feiras de julho e agosto, durante o programa Noites no Largo do Pelourinho, está aberto até às 23h00). Encerra à 2.ª feira e feriados.
    As entradas e participação nos programas culturais são gratuitas.

 

rpm_logo UEpowered by Wiremaze