“Vila Franca ao Tempo das Invasões Francesas”. Aspeto da recriação teatral baseada em texto do militar francês André Delagrave.
Passeio pedestre aos Fortes da Aguieira. Início do percurso no Morgado Lusitano.
Passeio pedestre aos Fortes da Aguieira. Observação do painel de aproximação do Forte da Portela Pequena (obra militar nº 41).
Passeio pedestre aos Fortes da Aguieira. Percurso de regresso ao Morgado Lusitano.
Sessão Comemorativa do Dia Nacional das Linhas de Torres. Centro Cultural do Morgado, Arruda dos Vinhos. Apresentação da Revista Invade. Créditos fotográficos: José Bandeira.
Sessão Comemorativa do Dia Nacional das Linhas de Torres. Atuação da Orquestra de Cordas da Sociedade Euterpe Alhandrense. Créditos fotográficos: José Bandeira.
Sessão Comemorativa do Dia Nacional das Linhas de Torres. Pormenor da atuação da Orquestra de Cordas da Sociedade Euterpe Alhandrense. Créditos fotográficos: José Bandeira.
Sessão Comemorativa do Dia Nacional das Linhas de Torres. Foto de grupo de elementos da Direção da RHLT – Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres. Créditos fotográficos: José Bandeira.
“Vila Franca ao Tempo das Invasões Francesas”. Início da atividade junto à Fábrica das Palavras.

O Dia Nacional das Linhas de Torres foi comemorado no passado domingo (20 de outubro) com um programa bastante diversificado de atividades dirigidas ao público em geral e a famílias, aliando a cultura e a história a experiências de descontração e lazer.

O Município de Vila Franca de Xira assinalou a efeméride, no período da manhã com m passeio pedestre guiado entre o Morgado Lusitano e os Fortes da Serra da Aguieira (obras Militares n.ºs 40, 41 e 42). Seguiram-se batismos equestres, disponibilizados pelo Morgado Lusitano (entidade parceira nestas comemorações), que decorreram no seu picadeiro. A manhã incluiu ainda no Morgado Lusitano uma prova dos vinhos “Encostas de Xira” e mostra de licores e compotas (de produtores do concelho.

Com a colaboração do Restaurante “O Sobreiro”, decorreu a iniciativa “À Mesa dos Generais”, uma campanha gastronómica de pratos e ementas da época das Invasões Francesas.

No período da tarde realizou-se a visita guiada “Vila Franca ao tempo das Invasões Francesas”. com alguns apontamentos de recriação teatral alusiva a episódios sucedidos na atual cidade em outubro de 1810, narrado por André Delagrave.

Com início junto ao rio Tejo, o itinerário de visita percorreu alguns dos edifícios da cidade de Vila Franca com ligações históricas à 1ª e 3ª invasões francesas (Celeiro da Patriarcal, Pátio da Galache, Igreja da Misericórdia, Igreja Matriz e Igreja da Mártir Santo).

O encerramento deste dia teve lugar, no auditório do Centro Cultural do Morgado, em Arruda dos Vinhos, com a Sessão Comemorativa do Dia Nacional das Linhas de Torres, na qual foi feita a apresentação do n.º 1 da revista Invade, contando com a atuação da Orquestra de Cordas da Sociedade Euterpe Alhandrense.