Museu Municipal de Vila Franca de Xira novamente distinguido nos Prémios da APOM

Menção Honrosa premiou o Serviço Educativo do Museu

O Serviço Educativo do Museu Municipal de Vila Franca de Xira foi uma vez mais distinguido com uma Menção Honrosa, no âmbito dos Prémios 2019 da APOM – Associação Portuguesa de Museologia. O projeto do Serviço Educativo “Chapelices e outras Esquisitices”, desenvolvido no âmbito da Exposição “Memórias da Chapelaria Porfírio”, recebeu este prémio na categoria de Projetos de Educação e Mediação Cultural. Os prémios foram anunciados e entregues em cerimónia pública realizada no passado dia 24 de maio no Teatro Miguel Franco, em Leiria. A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira congratula-se por mais esta distinção, que reforça o reconhecimento da grande qualidade das Exposições realizadas nos Museus do Concelho de Vila Franca de Xira.

A ação educativa foi baseada na recriação de uma oficina de chapelaria com a respetiva construção de chapéus por parte dos visitantes, inserida dentro do próprio espaço expositivo e destinou-se a todo o tipo de públicos (incapacidade motora ou deficiência intelectual e/ou limitações cognitivas). A Oficina “Chapelices e outras Esquisitices” procurou explorar as memórias de uma chapelaria icónica que marcou a cidade vila-franquense ao longo das suas várias décadas de funcionamento. Foi também uma oportunidade para dar a conhecer aos jovens uma arte em vias de extinção (chapelaria artesanal), fazendo-os associar esta atividade ao seu imaginário infantil, principalmente à história da Alice no País das Maravilhas (Chapeleiro Louco).

A Exposição “Memórias da Chapelaria Porfírio” está patente no Museu Municipal de Vila Franca de Xira desde 23 de junho de 2018 e poderá ser visitada até 31 de dezembro de 2019.