Exposição "Memórias da Chapelaria Porfírio"

image title

O Museu Municipal de Vila Franca de Xira tem o prazer de revelar aos seus visitantes parte do seu acervo, a coleção da icónica Chapelaria Porfírio.

A chapelaria é fundada a 26 de setembro de 1926, pelo então jovem empresário, sr José Porfírio da Silva, nas instalações da antiga Ourivesaria Bezina, na rua Miguel bombarda em Vila Franca de Xira. Mais tarde, após o falecimento do sr. Porfírio, passa para as mãos daquele que foi o seu aprendiz desde os seis anos de idade, o sr. Fernando Gomes dos Santos. É com a morte deste, em 2007, que esta coleção chega ao museu municipal, aquando a doação efetuada pela sua viúva em 2009.

A peculiar peça com que começamos a exposição, é uma testemunha de uma realidade quase que perdida, em que os chapéus são feitos por medida, fruto de uma manufatura cuidada, individualizada e artesanal. A mostra desta pequena coleção vem cumprir uma das funções primordiais de qualquer instituição museológica, a de preservar e transmitir ao público os seus acervos e coleções, salvaguardando o seu passado e o seu património cultural para memória futura.

Sabemos, através de testemunhos e de registos materiais e documentais, que a emblemática loja vila-franquense sempre se diferenciou pela qualidade e diversidade dos bens comercializados, publicitados até no antigo cinema da cidade! Na sua montra não podiam deixar de figurar os chapéus e bonés, seguidos dos mais variados artigos para homem, como as gravatas, calçado, os chapéus de chuva e camisas. Mas os artigos de senhora e criança também enchiam as prateleiras, partilhando o espaço com uma pequena livraria que o sr. Porfírio mantinha no espaço, comprando livros na livraria Bertrand em Lisboa e vendendo-os lado a lado com os seus produtos habituais, revelando um espirito muito à frente do seu tempo.

A loja atravessa o século pelas mãos do sr. Fernando, cumprindo quase que uma passagem de tributo, preservando o nome da loja e o seu espirito, ambos agora revelados nas Memórias da Chapelaria Porfírio.

A exposição pode ser visitada até 31 de dezembro '19, e inclui a oferta de um conjunto de ações a cargo do Serviço Educativo do Museu Municipal, acessíveis mediante marcação prévia.

Museu Municipal - Núcleo-Sede
Rua Serpa Pinto, n.º 65 | 2600-263 Vila Franca de Xira
GPS: 38º 57' 11.64" N, 08º 59' 18.10" W
E-mail: museumunicipal@cm-vfxira.pt
Website: www.museumunicipalvfxira.pt
Horário: 3.ª feira a domingo, 9h30-17h30; Encerra à 2.ª feira e feriados.