Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo Museu Municipal Vila Franca de Xira

Exposição "Memórias da Chapelaria Porfírio"

Exposição "Memórias da Chapelaria Porfírio"
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title

O Museu Municipal de Vila Franca de Xira tem o prazer de revelar aos seus visitantes parte do seu acervo, a coleção da icónica Chapelaria Porfírio.

A chapelaria é fundada a 26 de setembro de 1926, pelo então jovem empresário, sr José Porfírio da Silva, nas instalações da antiga Ourivesaria Bezina, na rua Miguel bombarda em Vila Franca de Xira. Mais tarde, após o falecimento do sr. Porfírio, passa para as mãos daquele que foi o seu aprendiz desde os seis anos de idade, o sr. Fernando Gomes dos Santos. É com a morte deste, em 2007, que esta coleção chega ao museu municipal, aquando a doação efetuada pela sua viúva em 2009.

A peculiar peça com que começamos a exposição, é uma testemunha de uma realidade quase que perdida, em que os chapéus são feitos por medida, fruto de uma manufatura cuidada, individualizada e artesanal. A mostra desta pequena coleção vem cumprir uma das funções primordiais de qualquer instituição museológica, a de preservar e transmitir ao público os seus acervos e coleções, salvaguardando o seu passado e o seu património cultural para memória futura.

Sabemos, através de testemunhos e de registos materiais e documentais, que a emblemática loja vila-franquense sempre se diferenciou pela qualidade e diversidade dos bens comercializados, publicitados até no antigo cinema da cidade! Na sua montra não podiam deixar de figurar os chapéus e bonés, seguidos dos mais variados artigos para homem, como as gravatas, calçado, os chapéus de chuva e camisas. Mas os artigos de senhora e criança também enchiam as prateleiras, partilhando o espaço com uma pequena livraria que o sr. Porfírio mantinha no espaço, comprando livros na livraria Bertrand em Lisboa e vendendo-os lado a lado com os seus produtos habituais, revelando um espirito muito à frente do seu tempo.

A loja atravessa o século pelas mãos do sr. Fernando, cumprindo quase que uma passagem de tributo, preservando o nome da loja e o seu espirito, ambos agora revelados nas Memórias da Chapelaria Porfírio.

A exposição pode ser visitada até 31 de dezembro '19, e inclui a oferta de um conjunto de ações a cargo do Serviço Educativo do Museu Municipal, acessíveis mediante marcação prévia.

 

Contactos

Museu Municipal - Núcleo-Sede
Rua Serpa Pinto, n.º 65 | 2600-263 Vila Franca de Xira
GPS: 38º 57' 11.64" N, 08º 59' 18.10" W
Telefone: 263 280 350
E-mail: museumunicipal@cm-vfxira.pt
Website: www.museumunicipalvfxira.pt
Horário: 3.ª feira a domingo, 9h30-17h30; Encerra à 2.ª feira e feriados.

rpm_logo UEpowered by Wiremaze